"Três concertos e o primeiro encontro de "netlabels" com bandas portuguesas assinalam, a partir de depois de amanhã,o 12º aniversário da Fonoteca Municipal de Lisboa.
A primeira série de concertos, que acontecerão quinta, sexta-feira e sábado, intitulam-se "Mescla" e apresentam o Trio de André Fernandes, Nancy Vieira e os O'queStrada.
O primeiro encontro de "netlabels" ocorrerá dias 26 e 27, com seis bandas portuguesas. "Netlabels" são editoras que não ocupam espaço físico nem produzem obras com suporte físico, o que é possibilitado através da Internet, e particularmente do formato MP3, o que segundo os seus defensores, "abre portas à criação de estruturas editoriais que funcionam na rede, de forma gratuita".
Depois de amanhã, às 21.30 horas, actua o Trio de André Fernandes que é, actualmente a principal forma de expressão do músico que "combina a complexidade da sua personalidade como compositor, com as limitações aparentes de uma simples formação de três instrumentos", explicou a responsável. Sexta-feira, também às 21.30, actua Nancy Vieira, que em 2004 editou "Segred", obra que a lançou para os palcos internacionais. Sábado encerra o ciclo os O'queStrada, que procuram uma sonoridade de fusão, impregnada de fado, ska, pop, funáná e de outras histórias musicais que cruzam o seu caminho.
A Fonoteca está instalada no edifício Monumental, à Praça Duque de Saldanha, e recebe "entre 25 e 30 visitas diárias", disse Alda Goes, coordenadora da Fonoteca. "O público que procura a Fonoteca varia entre estudantes e utilizadores com interesses específicos, dispondo a nossa colecção de discos difíceis de encontrar no mercado", acrescentou Alda Goes. Fonte : Jornal de Notícias - 16-05-006 Imagem
Informações relativas à Fonoteca Municipal de Lisboa: A Fonoteca é uma biblioteca que “procura satisfazer as necessidades de informação na área da música em geral, e da portuguesa em particular, de todos os que procuram os seus serviços, com base nos recursos existentes (documentais, humanos e técnicos) ou informando acerca dos sistemas informacionais adequados (na área da música ou relacionados com ela).”1
Os seus objectivos gerais2 são:
- Promover e divulgar a música em geral, e a portuguesa em particular, nas suas várias expressões,
- Estimular o gosto musical e contribuir para a formação individual, possibilitando ao munícipe o acesso à cultura e ao lazer,
- Desenvolver programas de animação cultural na área da música em colaboração com agentes públicos e privados,
- Apoiar e fomentar actividades de interesse cultural que visem a divulgação de novos compositores, obras e intérpretes portugueses.”
A Fonoteca de Lisboa é na acepção do termo, a única fonoteca do país, situando-se numa zona relativamente central da cidade, sob tutela da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido inaugurada em 19 de Maio de 1994.
Apesar de estatuto municipal o seu público-alvo é bem mais abrangente, em face da sua especialização documental, e a ela ocorrem com alguma frequência cidadãos (alguns deles estudiosos e especialistas) quer do distrito de Lisboa, quer de outras proveniências do país, e por vezes mesmo do estrangeiro. Contudo, constatasse que na prática a ela acedem sobretudo habitantes da Grande Lisboa.
Fazendo jus ao seu nome, esta Biblioteca é especializada em documentos áudio de mais variadas áreas e correntes musicais e não só (poesia, entrevistas, efeitos sonoros ou programas de rádio). Possui um acervo documental superior a 25 mil títulos, neles incluídos cerca de 2 mil monografias cujo tema se relaciona com a música. São ainda assinados 18 títulos de periódicos especializados. Para além da pesquisa e da audição local, a biblioteca oferece ao longo do ano um vasto leque de actividades e acções de animação como concertos, conferências, apresentação de projectos e de edições discográficas, etc.
1 Fonoteca 2Idem Etiquetas: Actividades de Animação Divulgação e Marketing, Eventos |